O QUE SIGNIFICA O FORMALISMO NA BÍBLIA?

o que significa formalismo na bíblia

O formalismo é um conceito que se refere à prática de seguir formalmente as regras e rituais religiosos, sem compreender ou sentir a verdadeira essência das crenças.

Na Bíblia, o formalismo é criticado como uma forma superficial de religiosidade, que se concentra em práticas externas, em vez de uma verdadeira relação com Deus.

O Formalismo e o Relacionamento com Deus

A Bíblia nos ensina que a verdadeira religião é uma questão de relacionamento, e não de ritual.

Em Mateus 15:8-9, Jesus diz:

“Esses gente fala, mas não cumpre. Pois eles ensinam doutrinas que são preceitos humanos.’

Aqui, Jesus está criticando aqueles que seguem formalmente as regras religiosas, mas não têm um relacionamento verdadeiro com Deus.

Exemplo de formalismo na Bíblia

Outro exemplo de crítica ao formalismo encontra-se em Isaías 29:13:

“Pois o Senhor diz: Pois estes meu povo se aproximam de mim com sua boca e me honram com sua língua, mas seu coração está longe de mim, e sua religião é uma religião vazia.”

Aqui, o profeta está criticando aqueles que praticam a religião de forma superficial, sem um coração verdadeiramente comprometido com Deus.

 

Qual o ensino bíblico?

A Bíblia também nos ensina que a verdadeira religião é uma questão de obediência.

Em 1 João 2:3-5, encontramos:

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor; e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele. Nisto é revelado o amor de Deus em nós: em que Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto é o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”

Aqui, a bíblia nos mostra que o amor e a obediência a Deus é a verdadeira religião.

 

Materiais para ampliar o estudo sobre Formalismo na Bíblia

Também vou deixar aqui a indicação de mais dois excelentes textos sobre o assunto, o primeiro é do pastor presbiteriano e professor de teologia Herminsten Maia: A Forma de Orar e o Perigo do Formalismo [acesse aqui]

 

O segundo material, chamado “Formalismo” mesmo, foi traduzido no site monergismo. Trata-se de um excelente texto do pastor inglês do Sec. XIX J. C. Ryle [Acesse aqui]

 

Conclusão

Em resumo, o formalismo na Bíblia é apresentado como uma mera forma de religiosidade fria e infrutífera, que se concentra em práticas vazias em vez de uma verdadeira relação com o Deus vivo e pessoal.

A Bíblia nos ensina que a verdadeira religião é uma questão de relacionamento, obediência e amor ao Deus da Escritura. Devemos evitar o formalismo e buscar um relacionamento verdadeiro com Deus através da obediência e do amor.

→EBOOK PANORAMA DA BÍBLIA

Ebook com Panorama da Antigo Testamento + Panorama no Novo Testamento [ACESSE AQUI]

One thought on “O QUE SIGNIFICA O FORMALISMO NA BÍBLIA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *